Autor em residência CORPO MANIFESTAÇÃO – PEQUENO LÉXICO DA HISTÓRIA DA PERFORMANCE EM PORTUGAL Episódio 1: PLASTÍCIFES Paula Pinto Procurando responder à pergunta, «De que forma a performance-arte foi importante na luta pela emancipação e defesa da igualdade de direitos, liberdades e justiça das mulheres portuguesas na revolução …
James Ensor, «A Intriga», 1890 Romeo Castelluci, «Orestie», 2015. © Guido Mencari Raoul Ubac, «Sans titre», «Penthesilée», 1938. Centre Pompidou, Musée national d’art moderne, Paris. Raoul Hausmann, «The Art Critic», 1918 Quentin Matsys, «A Grotesque Old Woman», c. 1513 Marco Martins, «Provisional Figures Great Yarmouth», 2018 Peeping Tom, «Mother», 2017 Paul McCarthy, «Damon McCarthy», WS, 2013. Courtesy the artist and Hauser & Wirth. © Joshua White Otto Dix, «Os Jogadores de Skat», 1920 Orlan, «From Omnipresence, 7th surgery performance», 1993 Max Pechstein, «Cantora de Cabaré», 1909 Matthew Barney, «Cremaster 1», 1995 Marcel Janco, «Retrato de Tristan Tzara», 1919 Magritte, «Je ne vois pas la femme cachée dans la forêt», 1929 Madame d’Ora, «Marquis George de Cuevas», 1955 Lucian Freud, «Evacuee Boy», 1942 Laocoon Hans Bellmer, «Doll», 1930s Hans Bellmer, «Doll», 1935 Picasso, «Guernica», 1937 Dubuffet, «La riante contrée», 1977