Truth (excerto)
Vídeo, 2020
Nestes tempos em que muito do que ouvimos e lemos são mentiras, quando dois pilares da civilização – jornalismo e ciência – estão sendo cada vez mais desacreditados e minados, a Verdade é um incentivo para o escrutínio individual da informação, de validação de sua fonte e conteúdo, iluminando tudo o que precisa de exposição e, em última análise, para a construção de um tipo precioso de vínculo humano: a confiança.
Milky Ways (excerto)
Áudio, 2021
A produção de Rafael Toral nos últimos 15 anos tem-se concentrado em acção, atenção, vulnerabilidade e tomada de decisão. À medida que ele entra na terceira fase da sua carreira, parece que há necessidade de mais reflexão, espaço, desaceleração, recuo e estar quieto. As manifestações musicais dessa ideia assumem uma forma diferente, na verdade com traços comuns ao período anterior de 15 anos. Milky Ways é uma peça performática para um público em movimento, como uma instalação, sem narrativa ou estrutura. Uma guitarra eléctrica é usada para construir lentamente camadas de variações harmónicas de drones.
–
Fim. A progressão linear e o hábito de conjecturar – o fim. Nas circularidades do dia-a-dia fim e início coincidem. Entre eles, o limite. Na geografia de um país com mar, a praia. A vertigem. Num ponto específico desse limite, o farol.
Farol. De terra um longo caminho. Furar a rede, sentar no degrau da torre. Cigarro, mar, infinito. Do mar um longo caminho, uma coordenada, um ponto – atenção! ou acalma, por fim. A continuidade na intermitência.
João Castro