Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projectos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Em 2010, concluiu o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, onde, em 2017, se doutorou, como bolseira da FCT. Em 2016, com o apoio da Antena 2, assinalou o 150º aniversário do nascimento compositor francês Erik Satie com a digressão SATIE.150 – Uma celebração em forma de guarda-chuva. Tocou a peça «Vexations» de Erik Satie em quatro ocasiões: Serralves em Festa, 2016; Festival Jardins Efémeros, 2016; Fundação Calouste Gulbenkian, 2018; Atelier Re.al com João Fiadeiro, 2019, em performances que duraram 40 minutos, 15 horas, 14 horas e 7 horas, respectivamente.
«There’s no knowing», o quinto álbum do duo de piano e electrónica que mantém com Luís Fernandes desde 2014, foi editado em Janeiro de 2022.
A eclética discografia de Joana Gama está presente nas editoras portuguesas Shhpuma, mpmp, Pianola, Boca/Douda Correria e Holuzam, na australiana Room40 e na Grand Piano (grupo Naxos). Mais info: www.joanagama.com
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Rui Manuel Vieira, formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem desenvolvido trabalho sobre os temas tempo e a memória. Membro do colectivo Haarvöl, tem criado uma série de vídeos nos quais reflecte sobre as premissas tempo – espaço – memória. Foi bolseiro da FCT no projecto Ruptura Silenciosa, no qual desenvolveu vários filmes, como cinematógrafo. Autor de filmes, nos quais também trabalhou como cinematógrafo, entre os quais: Ínsua, 2013; Hedonist, 2014; A Construção da Villa Além, 2015; Por i, 2015; O Laboratório, 2017; The Oblivion’s Wordless Knot, 2018; Now (Post Mortem), 2019; The Same (obsolete Topologies), 2020, Small Scale and Isolated Occurrences, 2020. Produtor executivo de projectos expositivos, dos quais: Collecting Collections and Concepts, 2012; Edifícios e Vestígios, 2012; Them or Us, 2017; Trabalho Capital # Ensaio sobre Gestos e Fragmentos, 2019; Depois do Estouro, 2019; Trabalho Capital # Greve Geral, 2020; Que Horas são que Horas, 2020; ANUÁRIO, 2021; Ensaio para uma comunidade – Retrato de uma coleção em construção (take 1), 2021; Hans Otte : Sound of Sounds, 2021-22; INDEX, 2022. Actualmente é professor na Escola das Artes da UCP.