FILTERED OR NON FILTERED?
Em 2010, dirigi três curtas-metragens, agrupadas sob o título principal À LA FUITE (EM FUGA). O projeto tentou ativar as diretrizes da deriva. Figuras fugindo, os personagens expressam a deriva através do suspense, do rompimento ou da abdicação. Numa sociedade que não distingue muito bem a realidade da ficção ou da falácia, o projecto convoca os invisíveis para onde eles pareciam não ter mais espaço.
A primeira obra, aqui em exibição, é chamada Um cigarro com Deus, um título roubado a Nick Tosches. Retrata, numa sequência única de 8 minutos, uma moça (Laura Lippie Peinetti) no assento do passageiro – lugar do morto –, perdida na contemplação do seu cigarro. Ela fuma o cigarro e exibe-o pela janela entreaberta, fazendo com que as faíscas sejam sopradas. A câmara foca alternadamente a rapariga, o cigarro e os reflexos no vidro. O vidro espelha a paisagem que eles atravessam: uma área industrial abandonada. O som é saturado pelo vento, um vento carregado de amostras de música noise, industrial e atonal.
Na duração da sequência, sente-se uma estranheza. Filmada com uma câmara de alta velocidade, foi aplicado um abrandamento muito leve à imagem. Portanto o que deveria durar entre 5 e 6 minutos demora 8. O que reforça a sensação de dilatação do tempo nesta caminhada para nenhum lugar.
A ausência de fala é típica do meu corpus de trabalho. A imagem e o som são muito detalhados, os corpos e os gestos estão à frente, mas a fala não interfere, a linguagem falada não é adequada. O artista Anri Sala fala sobre o seu interesse pelo tempo e pela fala em termos de «discordância». Como se «a batida ainda não estivesse sintonizada entre o tempo e a realidade».
Ainda fascinada pela desafinação, estou agora a desenvolver um projecto de filme com diálogos. O desafio é entrelaçar dois discursos que se nutrem mutuamente em termos de música e mecânica, mas que são ineficientes em termos de cognição.
Anime o coxo!
Texto de Elisa Pône e excertos da faixa Fire of Lizzy Mercier Descloux (1979, ZE Records) e A cigarette with god, um poema de Nick Tosches, (2004, Les disques du soleil et de l’acier).
Lizzy Mercier Descloux (1956-2004) foi uma autora, cantora e pintora francesa. É conhecida como uma figura importante da No Wave e, mais tarde, pioneira do worldbeat. Alguns de seus trabalhos foram expostos recentemente na Fundação Ricard, em Paris, na exposição «Poésie Prolétaire», com curadoria de François Piron.
Nick Tosches (1949-2019) foi um poeta, escritor, biógrafo e jornalista de música americano. De voz singular, é especialmente sensível a figuras marginais ou trajectórias atípicas. Dino: living high in the dirty business of dreams é um retrato impiedoso da indústria do show business e de sua vacuidade. É um dos autores mais estimulantes da música rock'n roll e de sua arqueologia.