O vídeo aqui apresentado surge como registo do projecto expositivo «GAZA É AQUI», desenvolvido no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha. O meu desejo em materializar este projecto nasceu no final de 2016, quando decorria mais um conflito entre Israel e o Hamas, na faixa de Gaza.
Acompanhei este acontecimento, com especial atenção, não tanto pelos horrores associados aos conflitos armados, nem pela injustiça que a disparidade de meios entre as duas partes podem suscitar, mas sim, por ter permanecido três semanas na Cisjordânia, em Maio de 2014. Este foi o tempo suficiente para criar afinidades com pessoas, lugares, paisagens, histórias, aromas, sabores, em suma, vivências que justificam a sensação de estar envolvido com os acontecimentos.
O espaço eleito para a apresentação do projecto foi o Museu Bernardo, nas Caldas da Rainha. Esta escolha prende-se com a tipologia do edifício. O átrio do edifício funcionou como uma antecâmara entre o espaço público e o privado. O túnel desempenhou o papel de um portal para outra dimensão fora do nosso espaço/ tempo e o pátio de um espaço familiar e privativo.
O percurso proposto ao espectador, partia do espaço público, seguro e organizado, passando pelo túnel, extensão desconfortável e obscura, terminando num espaço de carácter íntimo. Cada um destes três núcleos foi habitado por objectos e acontecimentos materializados em sons, instalações e vídeos, nomeadamente um álbum de fotografia da Cisjordânia e dois documentários acerca do conflito. Este dispositivo expositivo teve como meta proporcionar ao espectador uma experiência envolvente e condensada do ambiente que se pode viver em contexto de conflito armado.
E se Gaza fosse aqui?