Colectivo, que forma colectividade ou provém dela. Conjunto de indivíduos que formam uma unidade em relação a interesses, sentimentos ou ideais comuns.
Os colectivos musicais representados são mais que a soma dos seus elementos. As contribuições de cada músico fundem-se na massa sonora, seja porque a origem individual se torna imperceptível, seja porque o seu sentido apenas ganha intento em confronto e complemento com os pares.
Por homologia, através de um processo fotográfico e gráfico, procurou-se dissolver a presença individual numa mancha monocromática, ora quase branca, ora quase negra, deixando apenas visível manchas e contornos do todo, do colectivo, fundindo o negro, o branco, e os cinzas ao limite.
Colectivos representados
Cave Sessions, O Carro de Fogo, dUAS sEMI cOLCHEIAS iNVERTIDAS, Gil Dionísio e os Rapazes Futuristas, Mécanosphère, Rodrigues Rodrigues Santos, Ensemble MIA, Space Collective 4 Double Duo, Drama, Variable Geometry Orchestra, The Lost Gorbachevs, Crua & Signs of the Silhouette, Lisbon Freedom Unit, IKB Ensemble, Orquestra Listen/Silent.
–
Fotografia digital e impressão Xerox